Sneakerhead: entenda o que é essa cultura e se você é um!

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Cores diversas, designs diferentões, amarração de cadarços que fogem do padrão e uma grande quantidade modelos de tênis. Se conseguiu identificar isso como algo que gosta muito e que tem em sua rotina, saiba que você pode ser um sneakerhead. Isso mesmo, um admirador e consumidor assíduo de muitos sneakers!

Bem, para trazer um pouco mais de clareza, o termo surgiu nos Estados Unidos da América, aproximadamente na década de 1980, e se espalhou pelo mundo inteiro no início do novo milênio. Quem está nessa categoria nada mais nada menos são aqueles que são adeptos à cultura sneaker, ou seja, do tênis de estilo bem urbano e despojado.

Mas como gostamos de oferecer informações completas sobre todos os assuntos do mundo do streetstyle, continue lendo para saber mais sobre essa categoria de pessoas e saber se você também faz parte dela!

Origem do termo e história dos sneakerheads

A palavra sneaker vem do inglês e seu significada nada mais é do que “tênis”. Sua invenção é atrelada a Henry Nelson McKinney, estadunidense publicitário que fazia parte da N.W. Ayer and Son. O uso do termo foi escolhido, principalmente, por derivar do verbo sneak que, no português, traz o significado de “esquivar-se, escapar, carregar etc.”

Sendo assim, pelos modelos terem as solas feitas de borracha mais pesada, as passadas quase não produziam um som alto e usar tênis ficou muito mais confortável. Além disso, a durabilidade e resistência de cada par foi elevada.

Dessa forma, assim que nascida, a cultura sneaker era mais atribuída a praticantes do basquete e adeptos ao hip hop. Os modelos de tênis projetados tinham o cano mais longo, os painéis frontais e laterais cheios de detalhes, onde as logos das marcas ficavam, e um formato anatomicamente adequado para maior conforto.

A variedade de tênis que surgiu nesse boom dos anos 80 fez com que eles se tornassem um símbolo de status e valor aos adeptos da cultura, assim como um símbolo identitário a seus membros. Esses calçados receberam ainda mais destaque quando foram incorporados na moda da época por artistas famosos da mídia mundial, assim como atletas de basquete e tênis.

Com a constante expansão da popularidade, a Nike e a Adidas não ficariam de fora, não é mesmo? Ambas começaram a lançar produtos super exclusivos, com designs diferenciados em edições limitadas para que todos esses sneakerheads aumentassem suas coleções raras.

A polêmica Felon Shoes

Nos anos 80, a Adidas, empresa alemã, não era tão conhecida no Estados Unidos, mas seus calçados já começavam a ganhar destaque. A borracha e o painel frontal do modelo Adidas Superstar eram diferentes de outros tênis da época, por isso, as pessoas nomearam o modelo de “Shell Toes” que, no português, significa “dedões de concha”.

Na época, existia um grupo de hip hop chamado Run DMC e seus integrantes passaram a usar o tênis como parte do seu estilo. No entanto, esse Adidas era usado sem cadarços por eles e foi aí que a polêmica surgiu, já que quem usava pares de tênis sem cadarço, geralmente, eram os presos.

Sendo assim, um novo apelido surgiu, o “Felon Shoes” que nada mais é do que “tênis de criminoso” na língua portuguesa. Com toda essa reação negativa do público, até mesmo com artistas compondo músicas para protestar contra esse uso, como o J. Deas, do Creative Funk, a polêmica cresceu ainda mais.

Para rebater essa canção, o grupo escreveu a canção “My Adidas”, exaltando o tênis, tudo o que foi conquistado com ele e mais, muitos outros artistas e admiradores do estilo começaram a adquirir seus pares de Superstars. O empresário do grupo viu que poderiam fazer mais dinheiro com isso e convidaram alguns executivos da marca para um show na cidade de Nova Iorque.

Assim que chegaram lá, esses executivos viram diversos adolescentes usando seus Superstars e ficaram impressionados quando Run começou a cantar a canção e todos levantaram seus pares em homenagem. No fim, o grupo formou uma parceria milionária com a Adidas, o que impulsionou outras marcas a voltarem seus objetivos para a cultura sneaker.

Cultura sneaker em ascensão

Com a evolução do streetwear, um estilo de se vestir e se expressar mais urbano, solto e despojado, esses tênis continuaram em alta, instigando mais e mais pessoas a usá-los. Por causa disso, uma infinidade de modelos surgiram e, entre elas, podemos citar a campanha de 2005 da Nike, a qual fez uma parceria com Tim Burton, o famoso cineasta, para modelos inspirados no filme de animação “A Noiva Cadáver”.

Os modelos exclusivos dessa série limitada foram sorteados em um site dos fãs do filme, nos EUA. Para entrar no páreo do sorteio, era necessário acertar diversas questões sobre os filmes de Tim Burton, além de ter uma dose extra de sorte para ser o premiado com o par cobiçado.

No Brasil, a tendência chegou só em 2000, agora, há mais de 20 anos, as grandes marcas também direcionaram seu foco para os consumidores brasileiros, já que esse público dá muito lucro. Há diversos modelos exclusivos que saíram para agradar os mais diversos sneakerheads, assim como há grandes empresas que intermediam a compra desses originai, viajando até os EUA para, depois, trazê-los para cá.

Mesmo ainda tendo características bem estadunidenses, muitas marcas investem em customizações com elementos regionais de nossa cultura. Algumas até possuem fabricação e customização próprias.

Independente do país, dá para notar que a cultura sneaker é cada vez mais forte e que os sneakerheads estão por aí à procura de modelos exclusivos para deixar suas coleções mais completas. E vale lembrar que os cadarços têm uma grande parcela de importância nesse estilo, sabia? Há muitas formas de amarrar e deixar seu par de sneaker ainda mais personalizado.

Mas, então, depois de ler tudo isso, você se identificou como um sneakerhead ou está quase lá? Sabia tudo sobre esse assunto ou aprendeu algo novo? Conte para nós aqui nos comentários! E se você curte se vestir com estilo e com peças que representem sua personalidade, continue acompanhando nosso blog, temos dicas de visuais e muito mais!

Autor: Skate dos Sonhos

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