Principais manobras de skate para lançar no rolê

| | ,

E aí que você montou um setup dos sonhos e quer testá-lo nas pistas, mas não faz ideia dos tipos de manobras que existem. Calma, calma, nós podemos te ajudar!

Sabemos que o skateboarding tem crescido muito nos últimos tempos, e com a grande gama de informações pela internet fica cada vez mais fácil saber o que é preciso para começar pegar as primeiras sessões.

Mas, após escolher as peças e componentes essenciais para montar um skate, vem aquela avalanche de dúvidas: qual modalidade de skate praticar? Quais pistas frequentar? E principalmente, quais manobras podem ser feitas sobre um shape e quatro rodas?

Como a nossa função aqui é tirar as suas dúvidas e mostrar o melhor do skateboarding para os nossos leitores, no post de hoje falaremos sobre as principais manobras do skate. Se liga aí!

5 manobras fundamentais do skate

Como tudo na vida, a prática do skate exige esforço e dedicação, ou seja, só é possível evoluir e mandar bem nas tricks se você praticar constantemente e se manter motivado. Se está começando, já é importante ficar ligado que existem algumas manobras essenciais. Confere aí:

Ollie

Consolidada por Alan Ollie Gelfand, a Ollie é uma das tricks mais básicas do skate e fundamentais para a evolução de qualquer skatista. Em linhas gerais, essa manobra consiste em elevar o skate do solo para desviar de obstáculos como cones, hidrantes e caixotes.

 

Assim, para lançar a Ollie no rolê, você só precisa posicionar o pé de trás bem no centro do tail e o pé da frente atrás dos primeiros parafusos do truck, com o skate em movimento. Faça a flexão dos joelhos para pegar impulso e bata no tail, saltando do solo e arrastando no ar o pé posicionado na frente até chegar no nose, até o skate voltar a posição horizontal.

Ainda está confuso? O nosso blog em breve contará com um post exclusivo, só sobre Ollie. Fique atento para pegar as melhores dicas com a gente.

Nollie

Diferente do Ollie tradicional, no Nollie a batida é feita no nose, que ficará mais baixo em relação ao tail. Nesse sentido, o Nollie consiste em uma trick de base trocada, e para fazê-la é preciso que o pé de trás esteja um pouco atrás dos parafusos, já o pé da frente irá se apoiar no nose. E aí você já sabe: durante o salto o pé da frente dá a batidinha no nose, e o pé de trás será arrastado até o tail.

O interessante dessa trick é que ela trabalha a sua coordenação motora, uma vez que é feita a partir da troca da base.

Flip

O Flip ou Kickflip é uma trick que faz o skate girar em seu próprio eixo, uma manobra base muito mandada pelos skatistas. Para fazer o Flip você precisará dos mesmos fundamentos do Ollie, adicionando um kick. Fique com os pés paralelos (de maneira que o de trás se posicione na extremidade do skate (tail) e o da frente um pouco mais a frente), pegue impulso e dê o salto pisando no tail. Na hora de arrastar o pé da frente sobre o nose, dê um chute diagonal.

Com o kick diagonal, o skate girará no ar ao redor de si mesmo a tempo de você voltar os pés para cima do shape.

Pop Shove-it

Nesta trick básica o skate produz uma rotação de 180º, e o importante para a sua execução é a harmonia de movimentos. Nesse sentido, no Pop Shove-it, assim como Ollie, requer a mesma base. No entanto, ao saltar, é preciso de dois movimentos em simultâneo: o pé da frente precisa chutar para frente em sintonia com um chute para trás do outro pé.

Assim, o skate vai girar em 180º, e você precisará averiguar o momento ideal de planar no shape. Além de poder ser realizado em 180º, o Pop Shove-it ainda pode se dar em 360º e 720°.

Manual

Está também é uma trick elementar para os iniciantes e que ajuda muito para a suas evoluções no skate. O Manual é uma manobra que possui duas variações básicas, a saber, Front e Back. No Manual Front, as rodas da frente do skate ficam suspensas no ar, já no Back são as rodas traseiras.

Executar o Manual é simples: basta pegar impulso e manter um dos pés no tail ou no nose, enquanto o outro pé garante o equilíbrio do movimento para que as extremidades não subam tanto. Depois de treinar bastante, você pode executar o manual em cima de caixotes, mas é preciso ter uma base de Ollie para subir no obstáculo.

Perceba que andar de skate requer muita prática. Na hora de realizar as tricks pelas primeiras vezes, você provavelmente vai errar e cair, mas não desista! Encare cada manobra como um desafio. A satisfação de conquistar uma trick nova não tem preço.

Para ficar por dentro de mais dicas sobre o universo do skateboarding e do streetwear, acompanhe as nossas postagens aqui no blog. Toda semana trazemos posts recheados de dicas para você arrasar nas pistas.

Até mais!

Anterior

Tipos de skate: qual escolher para começar?

Como mandar ollie? A Skate dos Sonhos te ensina, confira o passo a passo

Próximo

Deixe um comentário