Oversized: aprenda a usar o estilo de roupas largas!

| |

A palavra oversized vem do inglês e significa “maior do que o tamanho usual” em tradução livre. A palavra em seu sentido literal significa, algo maior do que deveria ser e é por isso que o termo ficou popular dentro da moda do streetwear, porque no estilo roupas com números maiores do que o tamanho original são comumente usadas.

Esse estilo é atemporal, ou seja, pode (e deve!) ser usado em qualquer ocasião e estação, desde looks mais despojados e casuais até em composições mais elegantes, finas e clássicas. Ele transforma um visual qualquer em algo muito mais estiloso e cheio de originalidade e personalidade.

A trend não se limita somente a um gosto, como é o caso do streetwear, por exemplo. Ela pode ser usada por diversas pessoas, desde as que gostam de um visual carregado até aquelas que preferem algo mais minimalista e clean. Dentro do oversized não existe tipo de corpo ou estilo específico, ele se adapta a tudo!

O estilo oversized no dia a dia

Normalmente, roupas no estilo oversized ficam bem folgadas no corpo. As roupas devem ser práticas e confortáveis para o uso, como camisetas, calças moletons, vestidos e jaquetas, visto que o conceito maior é esse: conforto e estilo ao mesmo tempo! Por isso é comum vermos pessoas que gostam de looks oversized optarem por moletons e calças largas esportivas, já que eles abraçam fielmente o conceito.

O que é oversized na moda?

A moda oversized iniciou-se nos anos 20, após a Primeira Guerra Mundial. O estilo começou como um dos primeiros passos do empoderamento feminino nos Estados Unidos, quando as mulheres começaram a sair das roupas apertadas, como os espartilhos, e a trabalhar fora de casa. Esse ato fez com que elas optassem pelo uso de peças mais folgadas e confortáveis para conseguirem trabalhar.

Coco Chanel, grande estilista francesa da época, teve a inspiração de inserir essas roupas mais folgadas que eram usadas até então apenas por homens. A coleção incluía calças, paletós e camisas com toques femininos, mas sem deixar a proposta de conforto e oversized de lado.

Os estilistas Alessandro Michele da Gucci e Dema Gvsalaia da Balenciaga foram os grandes responsáveis por trazer a moda de volta ao século 21, com toques mais modernos e direcionada aos homens também e não somente a mulheres como a Chanel havia idealizado em seu momento.

Hoje em dia o estilo oversized é feito por uma moda sem gênero, ou seja, pode ser usada por quem gostar e se sentir bem no estilo! Como foi mencionado previamente, ela não é ligada apenas a peças como camisetas e moletons largos, existem inúmeras combinações possíveis dentro de vários estilos diferentes, basta apenas ter criatividade e originalidade!

Confira a seguir 3 dicas básicas sobre como montar os looks oversized mais originais e despojados!

Como usar o estilo oversized: 3 dicas!

1. Camisa de botão

As camisas com botões são um dos itens mais clássicos e curingas do mundo da moda, com ela não há erros! Aposte em uma estampada ou uma xadrez e combine-a com calças jeans, vestidos mais justos para dar uma balanceada no visual e bermudas. Complemente o visual com acessórios que casam muito bem com a peça, como óculos de grau e bonés.

2. Jaqueta jeans

A jaqueta jeans é outra peça que combina com tudo e mais um pouco! Opte por comprar pelo menos 2 números a mais do tamanho que você realmente usa ou verifique se o modelo já não é um modelo oversized. A jaqueta dá todo aquele ar vintage a atemporal que fica perfeito em várias composições, como, um look montado todo no jeans, com vestidos, saias e shorts!

Você pode soltar a criatividade, mas lembre-se, quando a peça oversized é uma jaqueta, é melhor deixar a roupa que irá por baixo mais justa, assim tudo ficará harmonioso.

3. Camiseta

As camisetas oversized são as peças mais fáceis de combinar. Opte por cores mais neutras, visto que, se escolher uma camiseta estampada ou com uma cor forte, ela irá chamar ainda mais atenção. Caso não seja essa a intenção, prefira cores como branco, preto, azul marinho, entre outros.

Combine a peça com shorts colados, como os biker shorts, calças de moletom esportivas e saias justas. A camiseta dará todo um ar diferente a composição, deixando-a mais despojada e original, não tenha medo de errar!

Podemos concluir falando que, essa moda voltou para ficar de vez, não é mesmo? As composições ficam super estilosas e dão todo um ar diferente de originalidade. O truque do oversized é escolher uma peça da composição toda para que seja mais folgada e larguinha, assim o look não ficará pesado, deixando o visual harmonioso e coerente.

Agora que você sabe o que é e como montar looks oversized, saiba quais são os melhores tênis para andar de skate! Até a próxima!

Anterior

6 marcas de skate globais que contribuíram para a evolução do esporte

Como lavar boné: passo a passo para conservar seu headwear

Próximo

Deixe um comentário