Estilo Swag: entenda o que é e como usar!

| |

Os estilos estão a todo o tempo em mudança, em uma estação, uma determinada peça pode virar a nova febre e deixar de ser assim que a outra chega.

Mas se tem uma tendência que veio para ficar e ainda faz muito sucesso entre os seus adeptos, é o estilo swag. Ele vai muito além de escolher determinadas peças, mas envolve todo um jeito de lidar com suas coisas e agir no dia a dia.

E como a Skate dos Sonhos ama um estilo mais despojado e urbano, não poderíamos deixar de fora essa cultura de se vestir que está em destaque na mídia atual, certo? Acompanhe o post para saber mais!

O que significa swag? Entenda a origem do termo e sua adaptação atual

O termo vem do escocês swagger, que significa “arrogância” e, lá, remete a uma determinada forma da pessoa andar. Ela se tornou uma gíria bem popular nos Estados Unidos, que remete à “estilo”, “atitude” e “gingado”.

No país americano, o primeiro a usar foi o rapper Jay-Z em seu álbum “Blueprint”, lançado no ano de 2001, no qual o termo aparece em várias músicas. Alguns anos depois, em 2007, o rapper Soulja Boy, que na época tinha 17 anos, estava despontando nas paradas musicais com seus sons, então na música “She Thirsty” o termo estava entre os trechos.

Em outra lançada, propriamente intitulada de “Swag”, o termo se repetia mais de 100 vezes na letra, o que fez com que pegasse como chiclete entre quem curtia escutar suas composições.

Agora, grande parte dos rappers estadunidenses adotam o estilo e as colocam em suas letras com o intuito de representar sua autoconfiança em relação a tudo o que eles vivem e a juventude que influenciam.

Famosos que praticam o swag

Além de Jay-Z e Soulja Boy, Kanye West, T.I e Lil’ Wayne também fazem parte do estilo, principalmente depois do lançamento de na música “Swagga Like Us”, em 2008. Além disso, em 2011, na letra de “Otis” do álbum “Watch The Throne”, há uma parte em que Jay-Z diz que inventou o swag, reivindicando a popularidade da gíria que, primeiramente, partiu de sua música.

Pharrell Williams também é um dos grandes conhecidos da moda swag, trajando sempre combinações despojadas e muito modernas que caem como luva no seu estilo.

E, mais que tudo, Wiz Khalifa, atualmente, é o famoso mais conhecido por adotar esse estilo, que é composto por peças mais justas e fashions, geralmente em couro ou com detalhes, que não abrem mão daquele despojo desencanado que o swag traz.

E saindo um pouco dos países estrangeiros, MC Guimê pode ser um dos exemplos de adepto ao estilo, um cantor e compositor de funk ostentação bem famoso, Emicida, o rapper, assim como o jogador de futebol Neymar.

Ah, e se você acha que apenas os homens podem e usam esse estilo, está enganado! O estilo swag feminino também está fazendo muito sucesso entre as manas mais descoladas.

Grandes exemplos disso são a Kylie Jenner, uma das influenciadoras mais famosas mundialmente, assim como Rihanna, a cantora, compositora e empresária bilionária. Essas são chamadas baddies, que usam algo um pouco mais sexy, com calças do estilo destroyed, bodies e outros elementos que remetem ao hip hop.

As roupas que compõem o swag: saiba como se vestir no estilo!

Tanto o swag masculino quanto o feminino pode conter peças parecidas, com exceção de que as usadas pelas mulheres podem trazer um pouco mais de sensualidade. Enfim, vale dizer que esse modo de se vestir traz um mix de peças que misturam tanto o formal quanto o casual.


A ideia é investir em um mix de roupas que combinem e fiquem bem destacadas tanto em cores quanto em associações fora do padrão estabelecido. As seguintes peças são fundamentais para a moda swag:

  • Calças jogger de modelagem mais solta e alternativa;
  • Calças destroyed;
  • Camisetas oversized (mais compridas e largas);
  • Jaquetas de couro, jeans e outros tecidos;
  • Moletons com estilos mais despojados;
  • Tênis estilosos e chamativos de marca (Vans, Nike, Adidas, entre outros);
  • Meias compridas para completar o visual swag;
  • Acessórios diferentes (bonés aba reta, colares, pulseiras, anéis, entre outros).

Alguns dos visuais que você pode montar é uma sobreposição de camisetas e jaquetas, com uma calça mais neutra e aquele tênis cheio de estilo. Uma camiseta básica, algumas correntes e uma calça jogger é outro visual de exemplo. Inspire-se nos grandes nomes do estilo para criar seus visuais.

Swag e oversized: semelhanças e diferenças

O estilo oversized significa simplesmente roupas de tamanho maiores que sejam confortáveis e deixem um visual bem descolado. Essa característica de usar roupas mais largas e despojada é a semelhança com a moda swag, principalmente masculina.

Porém o swag traz peças mais modernas, semelhantes ao streetstyle, já o oversized pode ser tanto de roupas modernas, modelagens vintage e mais. O primeiro aborda mais aquele estilo descolado dos grandes nomes que já citamos, o segundo é mais geral, ou seja, pode trazer vários designs de roupas, desde que essas sejam maiores e confortáveis.

Como mergulhar de cabeça no estilo swag

Ter esse estilo é muito mais do que usar as roupas, mas ter atitude. As pessoas swag sabem muito bem o que querem, não se importam com padrões e com opiniões alheias. Sendo assim, você precisa ser confiante, já que as roupas usadas são de grandes marcas, assim como os tênis, e curtir o que veste e se sentir bem.

Resumidamente, o visual preza por muita atitude e autoconfiança, chamando atenção por seu modo de agir e pelas roupas, é claro. No fim, o importante é curtir o estilo que você anda.

Agora que você conhece mais sobre o swag, pode continuar ligado no blog da Skate dos Sonhos para conhecer outros estilos de se vestir, para isso é só acompanhar a gente toda semana. Até o próximo post!

Autor: Jhon Alvarez

Você pode me chamar de Jhon Alvarez, mas no mundo do skate alguns me conhecem como Winie: muito prazer! Eu tô nesse mundo desde 2005, quando iniciei nos campeonatos e conquistei meu primeiro patrocínio.

Anterior

Criança andando de skate: 10 skatistas mirins que destroem!

Melhor skate para iniciantes: 5 dicas para escolher sem erro

Próximo

Deixe um comentário