Melhor skate para iniciantes: 5 dicas para escolher sem erro

| |

Desde a incrível performance da nossa fadinha, Rayssa Leal, nas Olimpíadas de Tóquio, o skate começou a voltar à boca do povo como nunca. É claro que esse esporte é famosinho há bastante tempo, mas com a fama da fadinha, muita gente que nunca tinha subido em um skate na vida começou a ter interesse em tentar, o que é incrível!

E é muito normal que a galerinha que não conhece muito sobre skates vai ter dificuldade na hora de comprar um, por isso a gente separou esse conteúdo de dicas massas para ajudar quem está pensando em comprar o seu primeiro skate. Mas é muito bom lembrar que tem vários tipos de skates e que cada um é feito pra uma modalidade.

Por mais que, aqui, a gente vá abordar uma escolha mais geral, que vai se encaixar um pouco em cada uma das modalidades, ela vai ser mais adequada pro skateboarding, das manobras, das pistas. Mas não tem problema porque a gente já tem um blogpost explicando a diferença dos tipos de skate, dá uma conferida depois.

5 dicas para escolher o melhor skate para iniciantes!

Tanto para quem vai presentear alguém quanto para quem vai comprar seu primeiro skate, tem algumas coisinhas que você precisa se atentar na hora da compra. Muitas vezes a gente se prende em ficar olhando as pinturas e na beleza do skate, mas com essas cinco dicas importantes você vai poder olhar mais a fundo nos produtos para não correr o risco de comprar um skate ruim! Vamos nessa? Segue o fio:

1. Se atente a onde você vai comprar

No geral, é muito comum que algumas lojas mais gerais, como lojas de esporte ou até mercados, vendam skates de segunda mão, ou até alguns que nem skate de verdade são. Se você não se atentar, pode acabar comprando um skate de brinquedo, ou um com o eixo errado, com a madeira mal feita e até mesmo em modelos que nem daria pra considerar um skate!

Se uma pessoa incitante for tentar aprender esse esporte, ela vai acabar se frustrando e desistindo sem saber que o problema era o skate e não ela. É muito melhor que você compre em alguma loja específica de skate, porque daí você sabe que estão te vendo um skate de verdade, bem feito, de uma marca boa. Entende?

2. Melhores marcas de skate para iniciantes

Agora que você sabe a importância de ter um skate de qualidade, já que a gente te explicou no tópico anterior, é importante que você entenda o seguinte: a melhor marca de skate para iniciantes é um marca boa. Simples assim. Desde que os seus produtos sejam de qualidade, produzidos nas proporções corretas e com os materiais corretos, o iniciante não vai ter tanta dificuldade para começar.

Por isso nós listamos para você as melhores marcas de skate, mas se você também quiser saber sobre as marcas que ajudaram historicamente na popularização do esporte, você pode conferir também.

Hondar

A Hondar é uma marca brasileira que inicialmente desenvolvia apenas produtos para grandes marcas de skate, mas em 2014 eles sentiram a necessidade de trazer skates genuínos e de alta qualidade. Sem contar que eles são direcionados por skatistas profissionais brasileiros!

Mormaii

Começando a produzir para ele mesmo, o criador da marca deu início na produção nacional de wetsuits de neoprene, para poder surfar no frio, o que até então era muito difícil. Com os anos a marca foi crescendo cada vez mais e começou a expandir seus produtos para outros ramos esportivos, como por exemplo o de skateboarding e futuramente ciclismo, alpinismo e outros. É uma marca nacional muito prestigiada e de muita qualidade.

Element

A Element foi fundada na California, em 1992 e ficou muito conhecida no mundo todo por seus produtos de alta qualidade para skatistas. Mas ela não para por aí, porque logo decidiu expandir o mercado para as roupas e acessórios que poderiam agradar o seu público. Hoje em dia é uma das marcas mais conhecidas e patrocina muitos skatistas profissionais.

Plan B

Fundada em 1991, a Plan B se tornou muito conhecida por ser confiável e ter um design meio peculiar de skates, bem animado e cheio de cores vivas. Tendo muitos acessórios e skates de ótima qualidade, a Plan B é uma ótima marca e também patrocina alguns skatistas profissionais.

Enjoi

A Enjoi é uma marca que oferece uma grande variedade de modelos skates, para abranger todas as modalidades do esporte, ela também é bem conhecida pelo logotipo do panda e com seus gráficos coloridos e divertidos. Sem contar que eles têm uma técnica pra criar cuidadosamente cada tábua e montar um skate único e personalizado.

Zero

A marca Zero surgiu em 1996, vendendo produtos de vestuário, mas logo ela correu para abraçar os skates e começar a produzir produtos para essa área. Por causa das suas tabuas muito duradouras e fortes, ela se tornou uma das principais marcas de skate do mundo!

3. Cada tamanho de shape é voltado à um público específico

Vamos lá então, se você quiser usar o skate mais na rua, é melhor você escolher um shape de 7,5 a 8 polegadas de largura, ok? Agora, caso você não tenha certeza de onde prefere usar ou vá optar pelas manobras e pelas pistas, vai nas largura de 8 polegadas pra cima.

A melhor opção de skate básico para iniciantes seria um de 80 polegadas por 30 polegadas de comprimento, opte por rodas que sejam de 52 a 56 milímetros e confira se o truck tá alinhado ou menos do que o skate. Combinado?

4. Cuidado com o tamanho das rodas e do truck

Só pra não restar nenhuma dúvida, sobre o tamanho das rodas, não existe o bom ou ruim, apenas o adequado para o que você vai fazer. Por exemplo, as rodas menores, de uns 48mm aceleram muito rápido, mas correm menos, enquanto as de uns 60mm demoram mais pra acelerar, mas são bem mais rápidas.

As menores são mais voltadas para manobras e as maiores são mais voltadas ao skate de rua, mas por via das dúvidas, pra não ter problema de errar, o equilíbro também é ótimo, então as rodas de 52 a 56mm vão servir perfeitamente.

E então? Gostaram desse conteúdo? A gente espera que sim e que vocês consigam escolher o seu primeiro skate com mais facilidade. Dá uma compartilhada nesse post com seus amigos que também querem começar ou que querem presentear alguém, combinado? Até a próxima!

Autor: Jhon Alvarez

Você pode me chamar de Jhon Alvarez, mas no mundo do skate alguns me conhecem como Winie: muito prazer! Eu tô nesse mundo desde 2005, quando iniciei nos campeonatos e conquistei meu primeiro patrocínio.

Anterior

Estilo Swag: entenda o que é e como usar!

Como fazer tie dye? Aprenda a criar camisas nessa tendência!

Próximo

Deixe um comentário