Dia Mundial do Skate: tudo sobre o Go Skatboarding Day

| |

Entenda tudo sobre o Dia Mundial do Skate com principais fatos que marcam o esporte

O Dia Mundial do Skate é uma importante data para os skatistas em que seu esporte é comemorado com muito entusiasmo em todo o mundo. A data, também conhecida como Go Skateboarding Day, ocorre no dia 21 de junho e é a comemoração em mais 10 países por amantes do esporte.

A data também é muito importante para os skatistas porque reafirma todas as conquistas e lutas que o esporte vivenciou. Foram muitos anos e rodinhas gastas até que o skateboarding recebesse todo o reconhecimento merecido. Se você é um skatista que ama o que faz, continue neste post para relembrar os fatos e a importância dessa data que todo amante dos skates adora.

Como surgiu o Dia Mundial do Skate?

Uma grande conquista para os skatistas no Brasil foi no momento em que foi criada a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) em 2000, e a partir dela surgiram várias oportunidades para os skatistas, como a criação de novas pistas para prática de skate ao redor de todo o Brasil!

Foi um grande passo na luta para um reconhecimento legítimo do esporte, mas ele já vinha sendo praticado desde muito antes disso aqui no Brasil – foi em 1960 que o esporte se instalava em solo nacional, mas só em 1970 que seu reconhecimento passou a receber a atenção devida.

Com isso, o skate passou a ser reconhecido pela mídia, como na TV, jornais, revistas e pela internet, além de vários famosos e celebridades ajudarem a propagar ainda mais o esporte para que ele se popularizasse. Nessa altura, o skateboarding já estava bem mais famoso, com uma média de 2,7 milhões de pessoas andando sobre as rodinhas no país.

Assim, criou-se a data comemorativa para ajudar ainda mais na promoção desse esporte que já foi muito marginalizado e mal visto, e hoje está dentro das Olimpíadas!

O que marca essa data?

Como mencionamos, a data é um marco muito respeitado por todos os praticantes desse esporte porque foi a partir dela que novas e importantes conquistas foram sendo adquiridas.

Foi criada em 21 de junho de 2004 Internationl Association of Skateboards Companies com o intuito de promover o esporte fazendo com que ele receba o destaque merecido. A data é comemorada com muito orgulho e têm se popularizado cada vez mais. Em 2020, por exemplo, com a pandemia da COVID-19, as comemorações ocorreram de forma remota com a presença de vários skatistas famosos em lives e eventos online.

Personalidades e Influências no Skate

Não tem como falar do dia mundial do skate sem comentar as pessoas importantes que serviram de influência para o esporte. São vários nomes que compõem a história e a luta para que a prática de andar de skate fosse respeitada como é nos dias de hoje. Vejamos alguns:

Tony Hawk

Não tem como falar de feras do skate sem mencioná-lo, ele é simplesmente um dos maiores craques do esporte e fez histórias durante sua carreira. Hawk participou de vários torneios e campeonatos durante sua carreira e conseguiu o título de campeão mundial de skate vertical durante 12 anos consecutivos, o que fez dele uma lenda.

Nos dias de hoje, Tony Hawk já é aposentado, no entanto, seu legado foi tão importante para a história do skate que existem até mesmo jogos de videogame baseados em sua práticas, torneios e competições de skate – e não é à toa que ele está entre os melhores skatistas do mundo, confira nosso top 5 aqui no blog!

Tony Alva

Outro skatista que também fez muito sucesso é Tony Alva. É considerado um dos pioneiros e uns dos maiores influentes no esporte. Além disso, junto ao Z-Boys, Alva foi o precursor do andar de skate em piscinas vazias – e esse estilo compõe competições profissionais até os dias de hoje.

Além disso, Alva foi tão importante para a história do skate que fez com que a prática passasse a ser considerado esporte quando realizou, pela primeira vez, a manobra aérea gravada chamada frontside air.

No Brasil, também existem grandes nomes que são muito respeitados no meio do skate:

Lincoln Ueda

Ueda conseguiu registrar seu nome na história do skate quando competiu e se destacou em um Campeonato Mundial na Alemanha. Ele concorreu com nomes como Tony Hawk, Tony Magnusson e Jeff Kendall. Isso fez com que o Brasil também passasse a ser notado no meio skatista.

Licoln enfrentou muitos desafios em sua carreira, mas nunca desistiu de seu sonho de ser um grande skatista. Hoje em dia, é muito respeitado mundialmente por conseguir realizar várias manobras e ganhar destaque. Logo, ele foi conseguindo diversos patrocínios e hoje em dia é uma fera do skate.

Sandro Dias

Sandro Dias também merece espaço aqui por ser dono de vários títulos mundiais de skateboarding. Ele também é conhecido como Mineirinho e em sua trajetória ficou muito reconhecido por ser um dos primeiros skatistas a realizar de forma correta uma manobra 900°.

Mineirinho foi um dos primeiros skatistas do mundo a realizar tantas manobras e, por isso, seu nome ficou marcado na história da prática de skate, trazendo também muito reconhecimento para o esporte no país – vale a pena conhecê-lo mais a fundo no dia mundial do skate.

Bob Burnquist

Outro skatista mundialmente famoso é o brasileiro Bob Burnquist – filho de mãe brasileira e pai americano, o skatista é uma das feras que manda muito bem no esporte. Seu grande marco ocorreu quando inovou na forma de andar de skate, com as bases dos pés trocados, denominada switch.

Bob é tão bom em cima das rodinhas, que foi eleito campeão mundial de skate por 10 vezes, conquistando 30 medalhas, o que fez bater um recorde quanto a isso. Ele também foi eleito como skatista do ano por 7 vezes.

Esses são alguns dos principais skatistas e marcos que a história que o skateboarding alcançou até os dias de hoje e que mostram porque esse esporte merece umdia para ser celebrado e promovido – o Go Skateboarding Day! O que achou desse post? Compartilhe com seus parceiros que irão comemorar a data com você este ano e conte para nós como vocês farão isso. Até a próxima!

Anterior

7 tipos de bonés para complementar seu estilo

Melhores marcas de rolamento para altas velocidades no skate

Próximo

Deixe um comentário