Como montar um skate em 3 passos simples e rápidos

| |

Temos soltado várias dicas aqui no blog sobre manobras de skate e as modalidades do skateboarding. Aliás, sempre buscamos trazer as melhores ideias de setup quando falamos de determinadas categorias do skate para que se torne fácil, principalmente para os iniciantes, saber qual shape, truck e roda comprar na hora de montar um skate.

Para quem está ligado em nossas postagens já deve estar mais do que ciente de que cada modalidade do skate, seja o street, vert, freeride, longboard e até cruiser, requer peças específicas, do shape às rodas.

Mas hoje decidimos te dar uma mãozinha trazendo um guia de como montar um skate do zero, partindo das peças que você escolheu para montar o seu setup sempre em alinhamento com a modalidade pretendida. Então, para você que nunca pisou no shape, mas está pronto para montar seu primeiro setup e para você que já é um skatista, mas quer aprimorar a suas técnicas de montagem, se liga aí:

Principais peças para montar um setup

Para montar o seu skate é preciso garantir que todas as peças estarão ali presentes e entender que cada uma delas é essencial para o resultado final. Então, para montar o seu setup você vai precisar de:

Shape:

Também conhecido como deck, é aquela prancha de madeira que apoia os seus pés. O ponto é que no mercado você encontra os shapes em diversos materiais como marfim, bambu e maple candadense.

Cada modalidade requer um tipo de shape, portanto, esteja ligado aos tamanhos do deck. As larguras tendem a variar de 7″ a 9”, a depender da modalidade escolhida.

Lixas:

Nada de montar o setup sem grip, hein? Estamos de olho! As lixas são essenciais para a boa execução de movimentos em cima das quatro rodinhas.

Calma, calma, sabemos que elas são as responsáveis por gastar aqueles tênis maneiros que você estava namorando na Skate dos Sonhos a uma cota, mas sem uma lixa a aderência fica comprometida.

Hoje você encontra as lixas de papel e as lixas emborrachadas. As primeiras são mais baratas e dão conta do recado, já as segundas são mais aderentes e resistentes. Se tiver a possibilidade, opte por lixas microperfuradas, na hora da montagem você vai nos agradecer.

Trucks:

A regra de ouro na escolha dos trucks é que essas peças precisam ser proporcionais ao shape utilizado, então, nada de utilizar um truck maior que o seu deck comporta, viu? Isso pode comprometer a funcionalidade de seu skate.

Como os trucks são aquelas peças responsáveis por ligar as rodas ao deck, são eles que darão a sua estabilidade em cima da prancha. Então, bora de trucks responsivos.

E antes que nos esqueçamos, lembre-se dos parafusos de base, pois são eles que vão garantir a fixação dos trucks, belê?

Rodas:

Sem as rodinhas não tem skate, certo? Então, você não pode esquecer das quatro rodinhas. A grande questão é que o tamanho e a dureza das rodas vai depender muito da modalidade que você escolheu.

Se você conferiu a nossa postagem sobre longboard para iniciantes, já sabe que skates long requerem shapes maiores e rodas mais macias, enquanto skates street shapes menores, resistentes e rodas mais duras. A escolha das rodas é determinante, pois elas impactam diretamente na qualidade de sua sessão.

Passo a passo montando um skate do zero

Fechou, agora já sabemos quais são as peças principais para montar o setup ideal. Então, nada mais justo do que entrar no passo a passo da montagem. Antes de mais nada, certifique-se de que escolheu todas as peças direitinho e tenha por perto um estilete para auxiliar nos devidos cortes e uma chave de skate.

Colagem da lixa

A lixa geralmente vem em um tamanho maior que o shape e você vai notar que ela se assemelha a um grande adesivo. A questão é que dependendo da forma que você cola, pode perder a lixa inteira. Então com calma, siga estes passos:

  1. Remova a base do adesivo;
  2. Segure a lixa e a alinhe com o nose e o tail;
  3. Solte a parte central mantendo ambas as pontas nas mãos;
  4. Quando perceber que a lixa caiu por completo, solte com segurança as pontas;
  5. Para não ficar com bolhas, faça pressão contra o deck do meio até as pontas;
  6. Recorte as sobras que ficaram em volta do deck;
  7. Com um dos pedaços cortados, dê o acabamento no shape, passando a área áspera em volta do deck de forma sutil.

Montagem dos trucks

Para a montagem do truck, você precisará dos parafusos de base. É comum que no pack do parafuso já venha a chave para a parafusação, mas dê uma conferida antes da compra. Para colocar os trucks no shape, siga os seguintes passos:

  1. Coloque a chave allen no buraco dos parafusos do shape para furar a lixa;
  2. Insira os parafusos de base;
  3. Em seguida, insira os trucks com a borrachinha virada para dentro;
  4. Reposicione todas as porquinhas em cima dos parafusos;
  5. Aperte os parafusos com uma chave para skate. O ideal é que os parafusos sejam apertados cruzados para os trucks não ficarem tortos;
  6. Quando o parafuso chegar na altura da lixa significa que você não precisa mais apertá-lo.

Inserindo as rodas

Truck bem preso no skate, agora já podemos colocar as rodas. Aqui você já atingiu 90% da montagem do seu skate e o que podia dar errado (a colagem da lixa) já passou. Siga os passos seguintes para finalizar o seu setup:

  1. Solte a porca que prende a roda;
  2. Ao abrir a caixinha de rolamentos você vai perceber que são 8 rolamentos no total, sendo 2 rolamentos para cada rodinha;
  3. Coloque o rolamento no truck e depois insira a roda fazendo uma pressão com as mãos até o rolamento adentrar na parte interna, em seguida repita o processo com o segundo rolamento. Faça este processo com as 4 rodas do skate.
  4. Com a roda encaixada no truck já com os rolamentos, coloque a arruela e em seguida a porca. Aperte com a chave de forma que a roda não fique totalmente presa, nem tão solta.
  5. O ideal é que a porca esteja paralela ao parafuso, uma porca muito rente ao parafuso pode ficar muito solta, sendo fácil de estourar o rolamento;
  6. Repita o passo descrito em “e” em todas as rodas.

Fechou, galera. Tá na mão, o passo a passo para a montagem de um skate. Esperamos que tenham gostado e que consigam montar aquele setup insano para dar um rolê com a galera. Se curtiram as dicas compartilhem com os amigos e passem pelos nossos demais textos. Aqui vocês encontram dicas de manobras, modalidades do skate e até de streetwear.

Até mais!

Anterior

5 modalidades do skate para conhecer e praticar

Skate vertical: o despertar do skateboarding

Próximo

Deixe um comentário