Como lavar tênis: Guia Completo da Skate dos Sonhos

| |

O streetwear é um estilo que não dispensa os tênis. Esses calçados agregam personalidade e conforto ao estilo, possibilitando a comodidade independente da necessidade. Se você for mandar manobras com seu skate, o calçado é essencial, para sair, no dia a dia, entre muitas outras coisas.

Mas para que você mantenha sempre um estilo bem alinhado, é preciso cuidar de seus calçados. Usar um par limpo chama muito mais atenção para seu estilo do que um par sujo, ainda mais quando se fala em compromissos. É por isso que, hoje, a Skate dos Sonhos apresenta um Guia Simplificado e Completo sobre como lavar tênis, com diferentes formas de higienizar seus pares.

Passo a passo de como lavar o tênis com água

Lavar o tênis com água é aquilo que chamamos de lavagem completa. Todo o calçado é esfregado para tirar toda a sujeira remanescente dos usos do dia a dia. Geralmente, isso é feito quando o calçado está há muito tempo sem ser limpo por completo. Lembrando que a melhor forma de lavá-lo é usando as próprias mãos, ok? Colocar seu boot na máquina de lavar é o caminho certo para desgastá-lo, a não ser que na etiqueta dele esteja escrito que pode ser colocado na máquina. Dito isso, confira os passos:

1. Verifique a etiqueta

Primeiro de tudo, é essencial conferir a etiqueta do seu boot, pois lá estarão as instruções para higienizar corretamente. Nela, terá informações indicando se pode usar água morna, qual tipo de sabão, se pode colocar na máquina – como já dito –, como secar, entre outros. Caso não consiga ver a etiqueta, procure lavar o tênis de maneira mais prática possível, sem usar produtos de limpeza fortes, sem deixar secar no sol e assim por diante.

2. Separe todos os produtos e objetos que serão usados

Para ficar mais prático a hora da lavagem, já deixe tudo organizado, assim você não precisa perder tempo procurando tudo enquanto o boot está lá molhado e sujo. Geralmente, os itens necessários são:

  • detergente neutro ou sabão líquido;
  • escovinha de cerdas macias;
  • bucha.

Procure esfregar o tênis sem forçar muito para que a cor não saia ou, caso ele seja preto, não desbote. Esses são os itens mais indicados, pois não danificam o material do calçado. Se você quer saber como lavar tênis de tecido branco e tudo o que precisa, são os mesmos produtos, com exceção de que o alvejante pode ser incluído, desde que ele não tenha cloro.

3. Deixe alguns minutinhos de molho

O molho serve para que as sujeiras mais “grossas” saiam facilmente na hora que você for esfregar. É comum que alguns tipos de tênis tenham solados cheios de aberturas ou detalhes que acumulam sujeira. Mas não deixe muito! Uns 5 minutos é o suficiente, sem desgastá-los ou estragar o material.

4. Tire os cadarços e palmilhas

Para que você consiga tirar toda a sujeira do calçado, é importante retirar todas as suas partes, ou seja, palmilhas e cadarços. Se não tiver cadarço e a palmilha não sair, precisa dar um pouco mais de atenção na hora de lavar. Aproveite para deixá-los um pouco de molho também, com detergente neutro ou sabão.

5. Esfregue!

Com a sua escova de cerdas macias, depois que adicionado o sabão ou detergente no calçado, esfregue suavemente o material, tomando cuidado para não desfiar o tecido. Esfregue bem onde está encardido e no solado, removendo toda a sujeira. Se a banda lateral do tênis estiver muito encardida, experimente esfregar com uma escova de dentes velha ou com o lado macio da buchinha, colocando força.

Essa hora pode ser usada para esfregar a palmilha e o cadarço. Como esse último é tem diversos fios, esfregue-os apenas no tanque, sem escovinha para que nada desfie. Depois, retire o excesso de água e pendure ambos para secar. Pode ser no sol mesmo.

6. Enxágue até sair toda a espuma

Enxágue a primeira vez, virando todo o boot para que todo o sabão e suas respectivas espumas saiam. Se ainda estiver alguma coisa suja, esfregue novamente e repita o processo de enxaguar até a água sair sem nenhum vestígio de sabão ou detergente.

7. Coloque para secar

Esse é um dos passos mais importantes sobre como lavar o tênis, pois fazer corretamente evitará que o material do seu boot perca a qualidade, resistência ou durabilidade. Lembre-se: NÃO deixe no sol! Coloque na sombra, em algum lugar próximo, visto que o calor pode deformar o seu formato. Também não pendure no varal, ok? Senão a língua dele pode estragar.

Ah, mas o meu tênis fica com um odor estranho quando seca na sombra. Como tirar cheiro de tênis que não secou direito?, pode ser uma dúvida pertinente, afinal nem todos os dias está tão calor para secar tudo rapidamente. Você pode usar um desinfetante que age contra bactérias e fungos para o cheiro sair gradativamente ou fazer uma solução com um pouco de bicarbonato de sódio. Nada de colocar legumes ou qualquer outra coisa que as pessoas sugerem de dicas malucas por aí, ok?

Só vale lembrar que o seu boot não deve ser lavado sempre, já que o desgaste das lavagens diminui a durabilidade dele. Você pode lavar o tênis a seco, assim o material não é tão agredido.

Como lavar tênis a seco: praticidade para o dia a dia

A lavagem a seco é uma das mais indicadas para a rotina, pois evita que o tênis fique muito sujo e não agride tanto o material que ele é confeccionado. Basicamente, ela consiste em não usar água para molhar todo o calçado, mas apenas para limpar as banda laterais, o cabedal e a fronte. Você pode fazer o seguinte:

  1. Pegue a buchinha e umedeça seu lado macio;
  2. Coloque um pouco de detergente e aperte para fazer o mínimo de espuma;
  3. Esfregue com força a banda lateral do tênis, a frente e seu cabedal;
  4. Tire toda a espuma da bucha e umedeça novamente;
  5. Passe a buchinha umedecida em tudo o que limpou para retirar a sujeira;
  6. Escove com cerdas macias o resto do calçado para retirar toda a poeira e sujeira.

Pronto, essa é a lavagem a seco! Mas também há uma outra forma de fazer isso, com uma espuma de limpeza. Essas são próprias para os diferentes tecidos do calçado e você não precisa usar nem um pingo de água! Vale lembrar que a seco é uma boa estratégia de como limpar tênis preto, pois ele não corre o risco de desbotar!

Aprenda como lavar tênis na máquina de lavar

Se você checou a etiqueta do seu boot e lá fala que pode ser lavado na máquina ótimo! Além disso, se tiver um tênis para andar de skate que seja velhinho e está bem batido, ele pode ser colocado na máquina também, desde que seu tecido não seja a camurça. Para lavar o tênis na máquina, você deve:

1. Retirar os cadarços e palmilhas

Esse é o primeiro passo e o mais importante, pois assim você vai garantir que todas as partes do seu tênis estejam bem limpas. Se quiser, deixe-os de molho enquanto coloca o boot na máquina.

2. Remova o excesso de sujeira

Ninguém quer que a máquina de lavar roupas fique cheia de barro e outras sujeiras externas, não é mesmo? É por isso que você deve tirar toda aquela sujeira grossa antes de colocá-lo no tambor. Pegue uma escovinha de cerdas macias e vá esfregando até sair terra, grama e outras coisas que podem juntar. Se preferir, pode umedecê-la antes, será mais fácil.

3. Pegue um saco de lavar roupas

Você provavelmente já deve ter visto alguns sacos que são utilizados para colocar roupas mais delicadas, como roupas íntimas, que vão na máquina, não é? Se não viu, saiba que eles existem! Geralmente, são sacos furadinhos com zíper com um bom espaço que podem ser batidos com outras roupas.

Então, pegue um daquele, coloque seus tênis dentro e, quem sabe, algumas toalhas para evitar todo o barulho que o calçado faz quando se choca com o tambor. Esse acessório permitirá que o seu boot fique mais protegido e não se desgaste tanto.

4. Acrescente sabão

Se você não quiser usar sabão líquido, pode encontrar sabão em pó que seja propício para lavar roupas e calçados esportivos. Eles possuem fórmulas mais potentes para penetrar profundamente na sujeira e removê-la.

5. Ligue a máquina

Não é normal ter um ciclo para calçado apenas, então você pode utilizar o ciclo mais rápido ou, se o calçado estiver muito sujo, o normal. Não deixe em um ciclo que tenha molho, se tiver, avance! Lembre-se que não é bom deixar o sapato de submerso por muito tempo, senão ele pode estragar.

6. Lave as palmilhas e os cadarços

Na hora de lavar esses, esfregue na mão mesmo, como ensinado nos passos anteriores. Depois, coloque-os para secar pendurados para que toda a água seque e não deixe nenhum cheiro desagradável.

7. Coloque o tênis para secar

Lembre-se: sol não! Coloque na sombra, de preferência em um local que faça calor com a abertura virada para baixo e as línguas do tênis bem abertas para secar tudo.

Viu como não são difíceis as formas de como lavar tênis? Basta seguir tudo certinho que, assim, seu boot durará mais, ficará sem odores desagradáveis e, é claro, estarão sempre limpos. Procure sempre fazer uma lavagem a seco no dia a dia para que a sujeira não acumule tanto.

E então, você curtiu essas dicas? Se você é um skatista de verdade ou tem alguém em casa que é, sabe o quão importante são os tênis, né? Eles que sustentam os baques e manobras de skate, além de agregarem ao estilo skatista feminino e masculino. Ah, e se você quiser estar por dentro de mais dicas de como cuidar dos seus outfits, acompanhe nosso blog semanalmente.

Valeu, até a próxima!

Autor: Skate dos Sonhos

Conheça a Skate dos Sonhos: mais que uma loja, uma comunidade! Nós somos apaixonados por skate e enxergamos essa modalidade como um lifestyle, para gente o skate vai muito além de um esporte. A Skate dos Sonhos surgiu para ser mais do que uma marca, o nosso intuito sempre foi criar uma loja especializada de skatista para skatista, acreditamos que ao criar essa ponte impulsionamos toda uma comunidade a alcançar sonhos e por meio do skate expressar autenticidade e energia! A medida que nós fomos ganhando espaço, impulsionamos através dos nossos acessórios, marcas e vestimentas o estilo streetwear, a nossa loja dispõe de produtos especializados e o nosso Blog conta com novidades, dicas e informações desse universo tão massa que não se encontram em nenhum outro lugar! Construímos a loja pensando em você, a nossa equipe ama o skate e não mede esforços para enviar todos os dias produtos selecionados até a sua casa e te impulsionar ainda mais a crescer nesse esporte maneiro. Definitivamente, o skate é a nossa vida! A Skate dos Sonhos é mais do que uma loja, transformamos a nossa paixão diária em um negócio, uma casa para todos os amantes terem com quem contar, aqui você encontra tudo o que um skatista apaixonado precisa, os melhores equipamentos para evoluir cada dia mais. Seja o skate para você um hobby, uma profissão ou um estilo de vida como é para nós a nossa missão é fazer com que você encontre o seu skate dos sonhos, uma camiseta a sua cara e um boné descolado. Somos a loja virtual para skatistas mais completa que existe e nos orgulhamos de poder dizer que o nosso Blog oferece as melhores dicas de skate, lugares, manobras e peças tanto para amadores quanto para profissionais. Explore todas as nossas seções, as marcas mais conceituadas estão aqui, para um skate completo, shape, truck ou longboard nós criamos esse mundo para você! Produtos de alto padrão que conferem uma performance sem igual pelas melhores condições de pagamento do mercado. Entregamos em todas as regiões do Brasil, desejamos levar o nosso sonho ao seu alcance! Equipe Skate dos Sonhos.
Anterior

Como lavar boné: passo a passo para conservar seu headwear

Sneakerhead: entenda o que é essa cultura e se você é um!

Próximo

Deixe um comentário