Como lavar boné: passo a passo para conservar seu headwear

| | ,

O boné é um dos acessórios mais usados no universo do skate, e o streetwear faz uso dele em diversas composições, além de ser indispensável na hora de se proteger do sol durante seu rolê. Independente do tipo do seu boné, eles proporcionam um estilo inconfundível, e para conservá-los, preparamos essas dicas para te ajudar a lavar seu boné!

Um passo a passo para lavar seu boné

Não basta apenas colocar na máquina de lavar e deixar seu boné lá, porque isso afeta diretamente sua qualidade. A costura pode se desfazer e alguns desbotam nesse excesso de água, podendo até manchar outras peças. Seguindo essas dicas, você vai deixar seu boné da hora para qualquer ocasião:

1- A etiqueta do boné te manda um papo reto

As etiquetas já dão várias dicas porque servem para registrar o produto, trazendo as principais informações sobre ele, incluindo a composição e maneiras de lavar. Algumas dessas instruções que aparecem nas etiquetas não podem ser rejeitadas, uma vez que é um miniguia do que fazer para conservar sua peça.

Algumas etiquetas acompanham a indicação de alguns dos produtos que podem ser usados para realizar a lavagem adequada, além disso, também indicam como secar. Seguindo essas informações e usando os produtos corretos, você evita que seu boné seja danificado ou fique manchado.

2- Boné de molho no sabão e escova de cerdas macias

Se você encardiu seu boné ou deixou com algumas manchas leves e acha que não tem mais volta, relaxa que vamos te ajudar a recuperá-lo com essa dica. Primeiro, vamos aos itens necessários: bacia, água quente, sabão em pó ou em barra e escova de cerdas.

Fazendo uma mistura de água com sabão na bacia, deixe o boné de molho por em média 15 minutos – Esse tempo pode ser maior dependendo de como está a situação dele. Em seguida, escolha uma escova de cerdas macias e vá esfregando os espaços mais sujos dando prioridade na aba, que é mais dura e pode concentrar a maior parte da sujeira.

Para finalizar é só enxaguar em água abundante até retirar todo o excesso de sabão. Após enxaguado, se você perceber que ainda existe sujeira, então repita o processo até ficar com o resultado desejado. Mesmo se você optar por não repetir o processo, já perceberá uma grande diferença.

3- Não coloque o boné na máquina de lavar ou secadora

Assim como é indicado na maioria das etiquetas de boné, não coloque eles na máquina de lavar ou secadora. Eles podem ser resistentes, mas a pressão gerada pela máquina pode danificar seu boné. Assim como é preciso tomar cuidados ao esfregar, a máquina deve ser evitada e o ideal é optar pela lavagem nas mãos, o que irá prolongar ainda mais a vida útil de seu produto.

4- Bonés delicados: bordados e adesivos

Se seu boné possui adesivos, é bordado ou é uma peça importante que não pode ser molhada e esfregada, podemos optar por cobrir essa partes com papel alumínio e até plástico filme. Depois dessas partes seladas você pode começar a esfregar com a escovinha macia até completar todo o boné.

Tenha calma nesse processo, porque ele pode demorar. Isso porque não será lavado por completo, dando importância às partes expostas. De certa forma, é uma ótima maneira de lavar seu boné e conservar até os mínimos detalhes dele.

Os bonés brancos e de cores neutras também podem ser difíceis de lavar, o que abre espaço para uma dica extra que é usar bicarbonato de sódio, que ajuda a tirar o amarelado das peças, além de remover bactérias e fungos que podem estar presentes nele.

5- Como secar o boné?

A parte da secagem é fundamental e precisa ser feita da maneira certa para impedir que manchas se sequem junto. A regra é não torcer o boné ou pendurar no varal com pregadores, isso porque esses processos danificam o material deixando com uma aparência amassada.

Enxague-o completamente para o sabão não secar junto com o boné, isso resseca o tecido e pode deixar manchas. Depois disso, seque com um pano as partes mais molhadas e deixe ele na horizontal à sombra de um dia para o outro para poder secar enquanto a água evapora.

Isso também leva a outra dica, de não deixar secar ao sol, isso porque o sol intenso pode fazer com que marcas amarelas fiquem evidentes, seja o boné de qualquer cor, principalmente os brancos, que são mais delicados.

Quando lavar o boné?

O boné está em constante contato com o suor de sua cabeça, o que também acaba absorvendo muito dessa sujeira. Por esse motivo, é preciso uma limpeza frequente, pelo menos uma vez por semana se ele for usado por mais de 3 vezes.

Você aumenta a frequência conforme aumenta o uso, e a lavagem vai ajudar tanto na conservação dele quanto na aparência! Vá se adaptando com essas dicas da Skate dos Sonhos e pratique qualquer modalidade do skate com estilo e um boné de qualidade sempre impecável!

Esperamos que tenha curtido essas dicas, recomende para algum amigo que precisa delas também e não deixe de acompanhar nossos outros conteúdos fundamentais para qualquer skatista! Até a próxima!

Anterior

Oversized: aprenda a usar o estilo de roupas largas!

Como lavar tênis: Guia Completo da Skate dos Sonhos

Próximo

Deixe um comentário