Como fazer tie dye? Aprenda a criar camisas nessa tendência!

| |

O tie-dye tem tomado conta das ruas novamente, com camisetas, calças, além dos cobertores e roupas de cama que também recebem algumas colorações e formatos criativos, seja nas pistas de skates, ou nas redes sociais, você já deve ter se deparado com alguém vestindo alguma roupa tie-dye.

Essa técnica de personalizar roupas já chegou às grandes marcas, que aderiram a esse estilo que se espalhou no mundo todo. Para muitas pessoas, essa pode ser uma tendência nova, porém, ela nasceu bem longa da atualidade, mais precisamente durante o movimento hippie, que também popularizou a técnica.

Para que você aprenda a fazer essa técnica do tie-dye em casa e possa personalizar suas peças favoritas, nós da Skate dos Sonhos preparamos algumas dicas que vão te fazer entrar na onda. Além disso, vamos explicar um pouco da história do tie-dye para saber como ele se popularizou da maneira que é hoje.

O que é o tie-dye?

O termo tie-dye, traduzido para o português significa “amarrar e tingir”, ou seja, a técnica usa amarrações de elástico e tinge com a coloração desejada, assim, com essas dobraduras, a tinta se concentra nas extremidades, enquanto a parte enrugada fica clara, dando tonalidade diferentes com degradês incríveis ao que está sendo tingido.

Esse estilo surgiu entre os séculos 6 e 7 para tingir tecidos, e os asiáticos, africanos e americanos traziam estilos de tie-dye diferentes em suas épocas, e mesmo sem a comunicação conseguiram o popularizar aos poucos entre os países, mas a técnica ganha ainda mais personalidade quando chega ao movimento hippie, entre os anos 60 e 70, conquistando multidões nas ruas e nos festivais.

Hoje, o tie-dye está de volta com ainda mais força, visto que durante a quarentena do COVID-19, milhões de pessoas no mundo todo começaram a fazer artesanato e outras práticas para passarem o tempo. O tie-dye se tornou um hobby para muitos, e com técnicas simples há diversas possibilidades de tingir suas peças.

Como fazer camiseta tie-dye?

Há diversas técnicas para tingir a camiseta, que podem utilizar tanto água sanitária, quanto tintas de tecido, existem métodos que usam elásticos, outros usam barbantes para ajudar na dobragem das camisetas, mas a premissa de todas é uma só, tingir a camiseta, portanto segue essas dicas para fazer já com a sua.

O que você vai precisar?

  • camiseta da cor que você desejar;
  • elásticos ou barbante;
  • água sanitária (se for usar esse método de coloração)
  • tinta para tecido (se for feita com tinta);
  • borrifador com água.

Tie-dye com água sanitária ou tinta

Para fazer esse tipo de tie-dye você vai precisar da própria água diluída com água sanitária ou a tinta – leia as instruções da embalagem para incluir a quantidade adequada para diluir – também precisa de uma camiseta que seja em algodão, podendo ser nas cores preta ou colorida, elásticos e barbantes para amarrar.

O primeiro passo é lavar as peças isso é necessário para que a sujeira não atrapalhe o efeito da estampa que você deseja. Depois de lavada, molhe toda a peça com água limpa e torça bem.

Com a camiseta úmida, você pode começar a amarração, podendo usar de sua criatividade dobrando e amassando da forma desejada e ir colocando os elásticos para dar sustentação ao que foi modelado. Mas se acaso você quiser algumas ideias extras siga esses dois modelos:

  • Tie-dye espiral: essa técnica precisa que a camiseta seja esticada em uma superfície, então, coloque um apoio no meio do tecido torça-o em volta do apoio, o apoio pode ser seu dedo indicador, por exemplo, e deixe ficar redondo. Para amarrar faça um “X” com elásticos tendo 4 partes divididas;
  • Tie-Dye bolinhas: para esse efeito mais moderno, a dica é fazer pressões com os dedos e ir colocando elástico em cada um desses pequenos pedaços do tecido, os quais são mergulhados na água sanitária ou na tinta;
  • Tie-dye listrado: as sobras que precisam ser realizadas para gerar o efeito listrado seguem o modelo de uma sanfona, ou seja, com diversas dobras alinhadas na horizontal, diagonal ou na vertical, vai depender de como você quer que elas fiquem;
  • Tie-dye abstrato: o modelo abstrato é para quem ama se jogar na criatividade, isso porque basta você amassar com as mãos criando relevos diferentes, assim é possível gerar um efeito único, já que não é seguido um padrão específico.

Como tingir depois de amarrado?

Para ter o efeito que você espera, use um borrifador com a solução que você preparou com água sanitária ou a tinta e comece a borrifar, esperando mostrar a cor até atingir o tom desejável. Depois termine de borrifar o restante da peça, por fim, tire o elástico ou barbante da camiseta. Finalize enxaguando a peça com água abundante.

Quanto tempo deixar?

A tinta, assim que estiver em contato com o tecido, já estará com a coloração, mas para deixá-la ainda mais viva aplique mais uma ou duas vezes sobre os locais que serão pintados. Assim que alcançar a cor esperada você pode retirar os elásticos, lavar a peça em água abundante ou no modo convencional usando sabão em pó, – apenas se certifique de não lavar com outras peças de roupa, visto que a tinta pode soltar no início – e finalize deixando secar.

Dicas de combinação

Com as grandes marcas aderindo ao tie-dye, a moda começou a investir em combinações com esse estilo. A dica é não economizar na ousadia, podendo manter as cores da camiseta tie-dye, na calça ou no calçado para uma proposta mais despojada. Mas se preferir, a calça jeans ajuda a dar o contraste ideal ao visual. Aposte em cores neutras, as quais promovem uma harmonia adequada entre a vibrante camiseta e as outras peças mais leves.

Independente da cor que você usou, já notará os resultados e se surpreenderá com as diversas possibilidades que você vai descobrindo ao tingir peças com o tie-dye. Espere a camiseta secar e estará pronta para ser usada com muito estilo, que também acaba entrando no streetwear.

Agora que você conheceu como fazer o tie-dye não deixe de conferir também a logomania e o estilo hype para agregar ainda mais em seu estilo. Até a próxima!

Autor: Jhon Alvarez

Você pode me chamar de Jhon Alvarez, mas no mundo do skate alguns me conhecem como Winie: muito prazer! Eu tô nesse mundo desde 2005, quando iniciei nos campeonatos e conquistei meu primeiro patrocínio.

Anterior

Melhor skate para iniciantes: 5 dicas para escolher sem erro

Deixe um comentário