Dicas para iniciantes: como andar de skate? Veja aqui!

| |

Sabe aquela pessoa que é braba no skate e que nos deixa impressionados com as manobras insanas que faz? Pois é, ela não nasceu em cima do carrinho e pode crer que, no início, as coisas eram difíceis para ela também. Se você é um iniciante e precisa de uma motivação para não desistir do esporte, se liga nas nossas dicas de como andar de skate!

Antes mesmo da gente começar é bom esclarecer alguns pontos que podem estar confusos aí no seu cabeção. O primeiro deles é que não há como iniciar sem ter um equipamento adequado.

Isso pode parecer óbvio demais, afinal é realmente o básico do básico. Mas, é válido lembrar que, no mínimo, você precisa de um bom skate. Existem opções específicas para iniciantes, que vão te dar segurança e conforto para começar.

Além do skate, não se esqueça de outro item essencial: o tênis. Nada de tentar suas primeiras manobras usando um calçado aberto, um tênis para academia ou pior: ficando descalço(a). Acredite, um tênis skatista faz toda diferença.

Com o equipamento correto e um boot à altura, é hora de colocar a mão na massa! Ou melhor, os pés no shape. Se possível, invista também em um ou outro equipamento de segurança, afinal, os capotes vão ser inevitáveis. É melhor se preparar!

Então, tamo junto?

Conheça o seu maior inimigo e acabe com ele!

Todo início é difícil, mas alguns são completamente desafiadores. O skate é um excelente exemplo disso. Por isso, é muito importante que logo de cara você identifique e lute contra os seus possíveis inimigos, que podem ser:

O medo

Medo de quê? Das quedas, do rolas, dos possíveis machucados.

A vergonha

De demonstrar ser iniciante, de se enturmar no hype e não conseguir acompanhar.

A timidez

Que pode te impedir de pedir a base da trick , de conversar com gente experiente, de fazer parte do rolê mesmo quando até o equilíbrio ainda é um problema.

Nossa primeira dica é: não tenha medo, admita suas limitações para você mesmo e comece aos poucos. Saia pra dar uma volta sem se preocupar com seus erros. Faça amigos skatistas que te ajudem a adquirir base e esteja em contato com uma loja especializada para te dar dicas dos melhores trucks, rodas e acessórios que possam auxiliar.

Além disso, não vá com tanta sede à pista. Segura aí! E se acontecer um rola feio bem no meio da galera, saiba que geral já passou por isso e entende que se a um skatista não conhece o sofrimento de uma queda, ele também não pode conhecer a felicidade de ouvir o shape batendo no chão ou copping! Relaxa!

Paciência e persistência: esse é segredo!

É isso mesmo que você leu, a gente acabou de te dar a receita do bolo. Afinal, ser bom no skate leva tempo, então é preciso curtir o processo. Como já dizia nosso velho amigo Charlie Brown Jr: o que importa é nossa alegria. Então, sem pressão, seja constante, marrete sempre e se divirta!

Isso também significa começar a conhecer seu skate e ficar confortável nele. Para isso, aproveite toda e qualquer possibilidade de rolê pra andar de skate. Vai pra escola? Por que não aproveitar pra treinar?

Qualquer lugar tranquilo, com uma pista massa, pode ser um belo pico pra passar horas praticando. A única coisa que não vale aqui é desistir.

Você pode não ter técnica, mas tem que saber o básico

Não vem com essa de que é só subir em cima do skate e tentar se equilibrar. Antes de qualquer coisa você precisa pensar no trivial, como: qual pé é melhor para direcionar/impulsionar o skate?

No skate você precisa saber qual pé será melhor para você usar na frente, pois não há destro ou canhoto no skate, aqui é regular (pé esquerdo na frente) ou regular (pé direito na frente) a dica aqui é… ande da forma que se sentir mais confiante

Mas, seja qual for o pé escolhido, sua postura vai ser muito importante. Afinal, o mais comum é remar com o pé de trás(seja ele o esquerdo ou o direito), então nada de ficar posicionando o impulso pra frente, isso pode causar um rola e dificultar todo seu processo.

Nesse ponto, podemos comparar o aprendizado do skate com o processo de uma criança que está aprendendo a andar. No início rola mesmo umas quedas, depois ela começa a engatinhar e quando menos percebe já está correndo (o que também causa uns tombos, não é mesmo?).

Não se esqueça que enquanto estiver sobre o skate o exercício de postura será constante. Muitas vezes você irá usar os dois pés em cima do shape para se manter equilibrado, outras vezes você terá que girar o corpo e os pés para continuar o movimento. Isso exige prática, por isso o treino é tão importante.

Conheça seu skate e os principais tricks

Todo skatista tem um style único. Essa não é apenas uma forma de se expressar e se parecer com sua tribo, mas é também o único jeito de conseguir a mobilidade necessária para realizar os movimentos do skate com liberdade.

Uma calça ou bermuda de skatista normalmente é ampla e flexível o suficiente para que ele consiga fazer giros, dar tic-tacs e até tentar seus primeiros ollies. Mas, além de se vestir adequadamente, você também precisa praticar bastante essas primeiras tricks.

O ollie, por exemplo, é uma manobra básica e fundamental no skate de rua. Com certeza você já viu algum skatista bater a parte de trás do skate no asfalto e impulsionar o board para cima, o que acaba nivelando o pé da frente no ar. Esse é o ollie, uma boa manobra essencial para iniciantes.

Além disso, também é importante conhecer as partes do seu skate. Os trucks, por exemplo, podem ser usados frouxos ou apertados. Essa configuração pode definir se o skate vai ser mais estabilizado e lento (apertado) ou mais dinâmico, rápido e difícil de controlar (frouxo).

Não caia na besteira de usar o truck de qualquer jeito. Faça seus testes, conheça seu equipamento, inclusive, monte seu próprio skate. Pode ser complicado no início? Sim. Mas vai dar um resultado muito melhor a longo prazo para você trocar somente as peças que precisa, então, gaste tempo nisso.

Não pare no tempo, continue evoluindo

Vamos relembrar o início desse post, quando falamos sobre skatistas brabos, que mandam várias tricks. Imagine que esses caras estivessem parassem nas primeiras tricks ou tivessem a ilusão de que já sabiam o suficiente?

Provavelmente, eles não teriam chegado tão longe, nem fariam manobras tão cabreiras. Para ser um skatista brabo de verdade, você precisa estar sempre em evolução.

Talvez você tenha lido até esse ponto do post e pensado “esse conteúdo é básico demais, estou em um nível mais avançado”. Então, é bem possível que você já não seja tão iniciante assim, que você já saiba os aspectos fundamentais do skate, porém, ainda há muito pela frente.

Então, lembre-se disso

  • Esteja sempre motivado a praticar com gente que manda mais que você.
  • Observe os caras bons e aprenda com eles, dê rolê com eles, evolua também!
  • Tenha um objetivo de aprendizado, nunca fique parado.
  • Pratique sempre, sempre, sempre ou irá perder a base.

Com isso em mente, seu Skate dos sonhos nas mãos e sua determinação, há um caminho incrível a ser percorrido. Aprender a andar de skate pode ser um desejo antigo, que te acompanha desde a infância, então, não perca mais tempo, corra atrás!

E aí, gostou do post? Então, continue acompanhando nosso blog. Por aqui, vamos continuar trazendo dicas, novidades e muito conteúdo sobre o skate, sua cultura, seu estilo de vida e seus inúmeros benefícios.

Sejam bem-vindos ao mundo do skateboarding, boa viagem e até o próximo post!

Autor: Skate dos Sonhos

Conheça a Skate dos Sonhos: mais que uma loja, uma comunidade! Nós somos apaixonados por skate e enxergamos essa modalidade como um lifestyle, para gente o skate vai muito além de um esporte. A Skate dos Sonhos surgiu para ser mais do que uma marca, o nosso intuito sempre foi criar uma loja especializada de skatista para skatista, acreditamos que ao criar essa ponte impulsionamos toda uma comunidade a alcançar sonhos e por meio do skate expressar autenticidade e energia! A medida que nós fomos ganhando espaço, impulsionamos através dos nossos acessórios, marcas e vestimentas o estilo streetwear, a nossa loja dispõe de produtos especializados e o nosso Blog conta com novidades, dicas e informações desse universo tão massa que não se encontram em nenhum outro lugar! Construímos a loja pensando em você, a nossa equipe ama o skate e não mede esforços para enviar todos os dias produtos selecionados até a sua casa e te impulsionar ainda mais a crescer nesse esporte maneiro. Definitivamente, o skate é a nossa vida! A Skate dos Sonhos é mais do que uma loja, transformamos a nossa paixão diária em um negócio, uma casa para todos os amantes terem com quem contar, aqui você encontra tudo o que um skatista apaixonado precisa, os melhores equipamentos para evoluir cada dia mais. Seja o skate para você um hobby, uma profissão ou um estilo de vida como é para nós a nossa missão é fazer com que você encontre o seu skate dos sonhos, uma camiseta a sua cara e um boné descolado. Somos a loja virtual para skatistas mais completa que existe e nos orgulhamos de poder dizer que o nosso Blog oferece as melhores dicas de skate, lugares, manobras e peças tanto para amadores quanto para profissionais. Explore todas as nossas seções, as marcas mais conceituadas estão aqui, para um skate completo, shape, truck ou longboard nós criamos esse mundo para você! Produtos de alto padrão que conferem uma performance sem igual pelas melhores condições de pagamento do mercado. Entregamos em todas as regiões do Brasil, desejamos levar o nosso sonho ao seu alcance! Equipe Skate dos Sonhos.

Skate Street: a história, o estilo e a comunidade 

Próximo

3 comentários em “Dicas para iniciantes: como andar de skate? Veja aqui!”

  1. É que texto maneiro gostei muito, me motivou e me mostrou coragem.. vou te fala um coisa. Eu voltei a anda de skate ano passado no fim do ano, já tô uns 3 meses andando de volta, mais enfim pra quem tá começando no skate, nunca desista, é persistir e se feliz.. eu todo dia quando eu ando aprendo uma coisa nova ou prático que eu seii mesmo, mais coisa nova é bom né. Mais enfim vcs são Foda TAMO junto.

    Responder

Deixe um comentário