8 campeonatos de skate para conhecer ainda hoje!

| |

As comunidades de skatistas só crescem a cada ano e, com elas, não poderiam deixar de existir os campeonatos de skate, que dão um gás a mais para quem ama o esporte treinar e se inscrever em alguma delas. Esses campeonatos mostram a fraternidade que as comunidades de skate têm entre si, sem deixar a competição de lado, dão foco na excelência da performance e na experiência de cada competidor.

Aqui vai uma lista dos campeonatos mais icônicos da atualidade, neles as competições variam entre amadores e profissionais. Nós afirmamos que nenhum leva um mérito maior do que o outro, pois cada um tem suas particularidades que os deixam melhores.

Tanto que essa lista contém apenas 8 dos tantos outros campeonatos existentes ao redor do mundo. O objetivo dessas competições é, além do esporte, unir ainda mais a família do skate e compartilhar das experiências com a galera que entende nossa língua!

1- World Skate Park Open

A World Skate Park Open é uma das competições mais buscadas pelos skatistas de todo o mundo e reúne pessoas de diversos países a fim de mostrar o melhor de cada competidor e, principalmente, fazer com que cheguem ao topo do ranking!

Essa competição engloba as mais ousadas exposições e ainda oferece prêmios que chegam até cem mil dólares — não é pouca grana! Não só o dinheiro, mas várias empresas esportivas patrocinam os eventos e alguns dos prêmios são acordos especiais e até conjunto de equipamentos para skatistas.

Está aberto para homens e mulheres de faixas etárias limitadas com experiência no Skate e ainda tem ligação com a Qualificação Olímpica de Skateboarding do Comitê Olímpico Internacional.

2- X-Games

Existindo desde 1994, um dos pioneiros dos campeonatos de skate, os X-Games apresentam variadas competições dentro de um único evento. Foram introduzidas nele mais de 20 categorias, com isso expandiu ainda mais a quantidade de skatistas interessados na competição.

O X-Games se destaca entre os 5 maiores eventos esportivos radicais do mundo, entretanto não tem direito à admissão olímpica, por ter regras mais liberais que limitam algumas normas oficiais das próprias olimpíadas.

3- Tampa AM

Essa competição já tem mais de 25 anos de história e seu foco maior são as empresas buscarem por talentos do skate para garantir futuros profissionais. É uma das tradições mais importantes do skate. O vencedor tem como uma das possibilidades de prêmio uma vaga parta participar da SLS (Street League Skateboarding)

4- Tampa Pro

Essa competição acontece nos Estados Unidos e é um evento especialista em Skate. O Tampa Pro acontece em Tampa, na Flórida, e a cada ano recebe mais visitantes e competidores.

O evento conta com várias campanhas de informação sobre o uso responsável dos skates. A recepção do público é calorosa em cada edição que passa. Aberto para homens e mulheres, o Tampa Pro tem sua sede principal em Flórida e não expande com frequência suas competições para outros lugares.

Conta com várias parcerias em todos os anos, empresas formadas por fornecedores de materiais esportivos, bebidas energéticas de grande nome, marcas de vestuário, entre outras renomadas no mercado nacional e internacional.

5- Street League Skateboarding

A Street League Skateboarding é uma das maiores ligas esportivas do mundo e teve seu início em 2010, fundada pelo Skatista Rob Dyrdek. Conta hoje com diferentes pistas esportistas para os skatistas projetadas pelos EUA, são compostas por profissionais e entusiastas.

O público vai ao delírio em cada um dos eventos da Street League, pelas manobras radicais e perigosas, chega a arrepiar qualquer fã de skate! Quem acompanha essa competição sabe bem do que estamos falando!

6- Dew Tour

O evento foi anunciado em 2004 e sua primeira competição aconteceu em 2005. Sua turnê rodou os Estados Unidos em diferentes cidades. O evento todo conta com cobertura da NBC desde seu primeiro ano.

O Dew Tour é provavelmente um dos mais patrocinados da lista e teve um de seus grandes momentos em 2019 na Long Beach, que contou com a participação de grandes campeões mundiais do skate, onde estiveram reunidos no mesmo lugar para se apresentarem e darem continuidade à tradição clássica do skate californiano.

7- Matriz Skate Pro

A Matriz Skate Pro é um dos maiores eventos de skate brasileiro, é voltado para o street e anualmente se encontra em São Paulo. Os patrocinadores desse evento são nada mais, nada menos que Diamond, Grizzly, LRG, Sigilo, Becks, Hondar Skate, Bearings e produção da VISTA.

Todo ano reúne os melhores skatistas brasileiros que deixam seus legados e, claro, também os que estão iniciando nessa jornada e buscam reconhecimento. A Matriz Skate Pro valoriza o skate de rua em sua essência e é apresentada pela Vans Brasil.

8- Copenhagen Open

Esse grande campeonato europeu é um evento anual que acontece na capital da Dinamarca. Teve seu início em 2007 e atraiu multidões pelo sucesso ao redor da Europa. Sua fama permitiu que o evento fosse expandido para outros lugares no continente Europeu.

O Copenhagen Open mostra o grande apoio que tem com os skatistas e respeita a regionalidade de cada um, permitindo que eles mostrem suas origens culturais dos países que vieram. As competições são abertas para todos e a cada ano abrangem mais públicos e competidores ao redor do mundo!

Desafie-se também!

Se você tem grandes interesses em se tornar um competidor renomado no skate, então não deixe de praticar! Durante a pandemia, várias outras competições estão e foram realizadas online, uma delas é a Matriz Skate Pro.

Inscreva-se também nas competições e cresça cada vez mais com suas manobras e técnicas do skate, mesmo que no estilo amador! Confira também as modalidades do skate para você poder praticar outras que não está acostumado!

Anterior

Rayssa Leal: conheça a Fadinha do Skate!

Estilo skatista feminino: inspirações para elas

Próximo

Deixe um comentário